sábado, 16 de junho de 2012

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

No momento em que o planeta olha o Brasil como o centro das discussões sobre o futuro do planeta, sentimos a necessidade de escrever algo sobre o meio ambiente de nossa microregião.
Habitamos, por uma dádiva de Deus uma area da terra, em que a Natureza é pródiga em beleza.
Este Pontal do Paranapanema, tem uma topografia plana, sem grandes acidentes topográficos, o que torna evidente que o Criador nos legou um pedaço de chão privilegiado.
Temos terra de primeira qualidade que produz, tudo que é plantado e rios caudalosos que cortam toda a area, proporcionando um espetáculo digno de ser visto e observado.
O nosso clima é tropical, e não causa problemas para quem habita a região. Não chega a a extremos a ponto de tornar a vida muito dificil.
As chuvas são regulares e permite que a produção agropecuária seja desenvolvida sem que exista a necessidade de grandes gastos e investimentos em irrigações e outras complementações.
Enfim, estamos em um autêntico paraíso em "que se plantando tudo dá" e que a própria natureza nos contempla com a sua força e exuberância.
Todos estes adjetivos, entretanto, não conseguem esconder que ao longo dos anos houve uma ação deletéria do homem, que deixou sequelas que são visíveis a olho nú e que precisam ser corrigidas, se quisermos que nossos filhos, netos e descendentes possam usufruir das mesmas benessses naturais com que Deus nos contemplou.
            EROSÕES E VOÇOROCAS
Um dia, o conhecido piloto e amante da Natureza, Artêmio Godóy, nos confidenciou.... " dá pena de ver a região do alto, tantos os buracos e erosões que se espalham por ela".
Nunca esquecí desta sua colocação feita sem nenhuma maldade e apenas fruto da observação de alguém que conhece toda esta área, fruto do trabalho que tanto desenvolveu e ainda faz.
Realmente, as nossas cidades e a zona rural apresentam grandes falhas na topógrafia com enormes erosões se propagando há vários anos, sem que nenhuma providência seja tomada.
Sabemos da preocupação de órgãos do governo estadual em combater e procurar evitar que isto aconteça. Mas, sem recursos monetários e ajuda oficial, não há como até mesmo as prefeituras e os proprietários de areas rurais desenvolverem ações que possam combater este mal.
O momento é propício para que seja feita uma campanha para conseguir recursos a fim de combater a proliferação destas erosões.
          CONSERVAÇÃO DE RIOS
Especificamente em Presidente Venceslau, sem falar na doentia poluição que toma conta dos nossos dois rios que são limites de municipio, o do Peixe e Santo Anastácio, Presidente Venceslau tem em seu território a nascente de dois córregos de suma importância para a preservação do meio ambiente.
Muitos talvez não saibam, mas o Córrego Água da Colonia, nasce logo atrás da Peniotenciária Zwinglio Ferreira, e ségue seu curso sem nenhuma poluição até desaguar no Córrego do Veado, que vai ao Rio Paraná.
O pequeno Água da Colonia, tem uma água limpa, sem nenhuma poluição que dá a sensação a quem pode olhá-lo, que nem tudo está perdido.
Corta boa parte do nosso território pelo oeste e a sua preservação, felizmente, tem sido natural sem que ninguém da area urbana ou rural esteja utilizando seu curso para despejo de dejetos que possam poluí-lo, como acontece com o córrego Aymoré ou do Veado, pois tem estes dois nomes.
Outro córrego importante que nasce em Presidente Venceslau, logo após o aeroporto em terras da antiga Santa Sofia, é o Caiuazinho.
Também com águas límpidas e perfeitas, vai até o municipio de Caiuá, na Fazenda |Recreio, onde suas águas são poluidas com  dejetos da cidade de Caiuá.
Uma pena que isto aconteça atualmente, pois antes Caiuá construiu uma estação de tratamento e não poluia tanto o riacho que lhe empresta o nomne.
Estes dois cursos dàgua devem ser preservados em seus estados naturais e acreditamos que se assim fizermos estaremos dando uma grande contribuição ao futuro.
Vivemos um momento em que o nosso Brasil, sedía um importante evento sobre a proteção do meio ambiente e o pouco que cada um de nós puder fazer, estará fazendo para sí próprio e os seus descendentes.
Isto sem falar em outras ações que são simples no dia a dia, como o cuidado com os plásticos e outros objetos que podem comprometer e danificar o meio ambiente.
Boa vontade e disciplina são essencias neste momento de reflexão sobre o futuro da Humanidade.

sábado, 9 de junho de 2012

AGRADECIMENTO Á DEUS E Á COMUNIDADE

Espero em Deus que estas linhas possam transmitir o que sinto no âmago do meu ser.
Um agradecimento extremado de alguém que sempre acreditou que a fé remove montanhas.
Deus mais uma vez, nestes meus 65 anos de idade, demonstrou que existe e cuida de todos nós
Obrigado meu Deus !
Estive durante a semana em São Paulo, no Hospital A.C. Camargo maior centro de pesquisas e tratamento do câncer do país, para uma revisão no tratamento que iniciei em janeiro de 2.011, após ser diagnosticado com um câncer neuro-endócrino, intestino delgado, no final de 2.010.
No dia 28 de dezembro de 2.010 sofrí um AVC, que graças a fé em São Judas Tadeu, não progrediu e não me deixou sequelas sendo tratado em Pres.Prudente pelo Dr. Marcos Otani.
Logo após fui para o A.C. Camargo, indicado pelo dr. Douglas Carmo Pinto, que é meu primo e filho do Tenente Coronel Otacilio Roberto Pinto. O Dr. Douglas fez residência no A.C. Camargo e atualmente está em Campinas, onde vem exercendo a profissão com grande destaque.
A indicação foi essencial para que pudesse iniciar um tratamento altamente especializado, pois a doença estava um estágio adiantado o que me colocaria  em estado terminal. Uma operação para retirada do tumor era impossível, eis que,  atingia uma região em que a irrigação sanguínea é muito grande e podería provocar uma hemorragia fatal.
O tratamento clínico, oncológico com remédios, era inviável e sería apenas paliativo.
Diante da gravidade do quadro, fui encaminhado pelo Dr. Tadeu de Paiva Junior, notem a coincidência com o nome Tadeu, ( São Judas Tadeu), que me enviou para a Medicina Nuclear, que é o ultimo recurso existente atualmente, fruto de pesquisas mais modernas que existem no combate à doença.
O Dr. Marcelo Cavichiolli, que é assistente do dr. Eduardo Nóbrega, uma dos maiores pesquisadores do Brasil, se interessou pelo meu caso e estimulou a que fizesse o tratamento com o Octeotrato Lutécio 177, radioativo, descoberto e fabricado na Holanda e que vem obtendo benefícios enormes aos portadores deste tipo de câncer.
Devido ao alto custo das 4 aplicações, minha filha Dra. Luzia Scarcelli Moré Borges, apelou para a justiça e obteve uma liminar no Forum local concedida pelo Dr.Darci Lopes Beraldo, Juiz de Direito,  que obrigou a Unimed a custear todo tratamento.
Submetido à primeira aplicação no dia 30 de março de 2.011, o remédio foi tão eficaz que calcificou pedaços do tumor que obstruíram o intestino delgado e pioraram o meu estado de saude por falta de alimentação. Emagrecí mais de 20 kilos e tive que retornar às pressas para São Paulo, por recomendação do Dr. Caio Lorenzo de Barreto de Pres. Prudente e  após passar pela emergência do A.C. Camargo, fiquei 7 dias em observação e submetido a uma cirurgia pelo dr. Wilson Nakagawa para desobstrução do intestino. Saí do hospital,  muito debilitado em cadeira de rodas, no dia 6 de junho de 2.011, vindo para Presidente Venceslau depois de 19 dias.
Durante todo este período de muito sofrimento, esteve sempre ao meu lado atendendo aos menores pedidos, com amor, atenção e extremada dedicação esta admirável mulher, minha esposa Maria Luiza, que Deus me deu de presente em novembro de 1963.
Seguiram-se mais tres aplicações, com melhorías acentuadas, durante o período e graças a Deus e as orações de toda comunidade, às quais agradeço do fundo do coração, pude após um ano da vinda  em cadeira de rodas de São Paulo, efetuar o exame de octreoscan (pet-scan) e constatar que o cancer regrediu e com um tratamento clínico adequado, não deverá ser fatal, preservando minha vida até quando Deus me levar.
Voltamos eu e minha querida Maria Luiza, exatamente no dia 6 de junho, um ano depois da operação feita em São Paulo.
Quero aquí, deixar um agradecimento em primeiro lugar a Deus e depois a São Judas Tadeu e a Ruaoni, a comunidade venceslauense de todos os credos e crenças, pois sempre encontro alguém que diz que rezou e reza pela minha saúde.
Nestes momentos, sinto um enorme alegria e vejo que a minha luta no jornalismo e na iniciativa privada por esta comunidade maravilhosa não foi em vão o que me estimula a continuar lutando por tudo que for de bom para o nosso povo.
Por ultimo quero deixar aos que, como eu, foram ou forem acometidos deste terrível mal, para que não desaninem "nunca", Acreditem em Deus que é o Pai Nosso que está no Céu, e procurem os recursos da Medicina que hoje está muito avançada e como o meu exemplo, pode dar melhor qualidade e prolongar a vida, este bem tão essencial para todos nós. Que Deus os tenha...Obrigado.

sábado, 2 de junho de 2012

REDE DE ESGOTO E JBS

Como já comentamos em artigos deste "blog", todo aparato político e promocional foi feito nos ultimos 30 dias para que Presidente Venceslau tenha os 18 milhões para aplicar na rede de esgoto e que o JBS volte a funcionar em Presidente Epitácio.
Inclusive, no caso epitaciano as providencias devem ser urgentes e estão anunciadas para a proxima semana com a retomada das atividades do frigorifico e a contratação de mais de 600 pessoas para as proximas horas.
Prara Presidente Venceslau, os 18 miçlhões de reais devem estar à disposição do governo municipal, eis que o governador assinou o ato de concessão destes recursos em sua recente visita.
Com relação à residente Epitácio a retomada das atividades do Frigorifgfico, que é uma empresa privada, existe todo um trâmite burocrática e funciopnal que, certamente não vai permitir como num passe de mágica que tudo volte a funcionar em poucas hporas. Ficou claramente demonstrado pelas palavras do presidente do JBS, que a região deixou de ser produtora de bois e que os abates não serão tão intensos devido a falta de matéria prima. O Pontal deixou de ser um celeiro de bois para se transformar em um produtor de cana de açucar.
Mas, Presidente Venceslau, através do prefeito Erbella, tem pressa na liberação dos 18 milhões de reais para iniciar a remoidelação total da rede de esgoto e construiir as duas estações de tratamento, uma na zona sul e outra na zona norte.
As áreas, segundo a administração municipal já foram conseguidas e estão prontas para receberem as obras e é isto que interessa no momento.
 Como sempre gostamos de escreer, palavras nao enchem barrigas e sim ações concretas e estamos, como toda população que tudo que foi anunciado seja transformado em realidade o mais breve possível.
A Rede Globo tem mosrado a impoprtância das redes coletoras de esgoto e das estação de tratamento na melhoria da uqlaidade de vida as populações urbanas de nosso país.
Pesidente Venceslau está com tratamento zero do esgoto coletado e precisa sanar esta lacuna para a saude de sua população e proteção do meio ambiente. Estamos aguardando até com ansiedade que as medidas saiam das canetas e dos papéis e se transformem em tubulações e mão de obra para possamos ter uma infra-estrutiura completa no setor de saneamento básico.

A LUTA DO DEPUTADO BRAGATO

Não sou muito afeito a elogios a políticos, como todos sabem. Prefiro adotar a linha de cobrança de suas atividades . È obvio r razoável que devemos elogiar aqueles que se destacam e dedicam suas ações em favor das comunidades pelas quais obtiveram apoiio através dos votos.
O deputado estadual Mauro Bragato sempre foi um lutador convicto pelos seus ideais, que no início da carreira foram mais na linha ideológica, como é natural para quem inicia a carreira cheia de sonhos.
Depois de sua passagem  pelo poder executivo quando foi prefeito de Presidente Prudente, o deputado voltou a Assembléia Legislativa  e tem se destacado sbremaneira, não só na defesa dos interesses da Alta Sorocabana, mas de todas as regiões do Estado onde obteve expressivas votações.
Hoje, no PSDB, ocupa a linha de frente doi partido que governa o Esado e tem sido um baluarte na defesados interesses dos municipios paulistas.
A sua atuação nas recentes medidas adotadas pelo governo do estado em nossa região foi fundamenteal para que o exito fosse alcançado e Bragato esteve sempre na linha de frente, atuando junto ao governador que pela maneira como trata o parlamentar demonstra ter grande confiança em sua pessoa.
Tudo que estamos escrevendo é fruto de uma observação pessoal nos contatos dos políticos locais nas recentes visitas e demonstra que realmente o deputado Mauro Bragato é o baluarte da região e o exemplo a ser seguido por aqueles que querem ingressar na vida pública sem procurar benefícios pessoais .
A luta tem sido grande e todos são testemunhas desta atuação que tem resultado em benefícios palpáveis. Acredito, que em todos os ramos da atividade humana as pessoas têm que mostrar resultados palpáveis e que possam  ser reais e medidos pela população.´E. é isto que estamos vendo na atiuação do deputado Bragato.

GOVERNADOR E A REGIÃO

O governador Geraldo Alckmin, foi sempre o mais votado na região. Assim foi para Presidente da República e Governador do estado de São Paulo.
Especificamente, na micro região  de Presidente Venceslau obteve grande vantagem sobre seus oponentes.
Agora, Geraldo, como é chamado pelos mais chegados, tem correspondido a esta preferência e em pouco espaço de tempo, esteve por aquí para anunciar ações que podem ajudar a meolhorar a qualidade de vida da nossa população.
Assim foi, quando esteve em Presidente Venceslau e assinou o decreto de regularização das terras até 450 hectares no Pontal e a concessão da verba de 18 milhões para as estações de tratamento de esgotos no municipio.
Durante a semana que estamos encerrando, o governador veio a Presidente Epitácio para anunciar a reabertura do Frigorífico J.B.S. que havia encerrado suas atividades empresariais na Jóia Ribeirinha, deixando sem emprego mais de 1000 pessoas.
A alegação da industria frigorífica era a de que o estado de São Paulo tinha uma carga tributária muito alta sobre o setor, o que foi corrigido pelo governador que cobrou dos diretores da empresa a reabertura.
Assim foi estabelecido e Alckmin veio à cidade para pessoalmente presidir o ato de reabertura da empresa e aasim poder readmitir parte dos empregados que foram demitidos.
Demonstra o governador com seu modo de tratar Presidente Venceslau e Presidente Epitácio que fêz jús às votações recebidas e que realmente tem interesse no destino da região.